Coluna

16abril
Santos e Região Convention & Visitors Bureau da Costa da Mata Atlântica comemora 11 anos de existência...
16/04/2013

Bureau comemora 11 anos e reafirma compromisso com o turismo regional
Criado em 08 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, formada a partir da união de iniciativa privada, poder público e entidades de classe. Tem sede na cidade de Santos, em São Paulo, mas sua área de atuação abrange nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Apesar de estar voltado principalmente para fomentar o turismo de negócios, a entidade integra todos os segmentos econômicos e realiza um trabalho para fazer da região um pólo de negócios e lazer. O quadro associativo do Santos e Região CVB é formado pelas principais empresas de diversos segmentos, além de entidades de classe e das nove prefeituras da região.
O Santos e Região Convention & Visitors Bureau realizou um coquetel, na noite desta segunda-feira, para comemorar com associados, colaboradores e convidados, os 11 anos de atividades da entidade. O evento, realizado no Parque Balneário Hotel, reuniu autoridades e empresários do Turismo que atuam na Região. Em seu discurso, o presidente do Conselho Diretor, Alex Veríssimo Mendes, reafirmou o compromisso do Bureau em desenvolver ações e projetos que contribuam para a regionalização das atividades turísticas na Baixada Santista.
Mendes, que assumiu a presidência da entidade em dezembro de 2012, disse que o objetivo da entidade, em seu mandato, é estruturar cada vez mais as ações que vêm sendo trabalhadas pela equipe executiva, estimulando novas parcerias e colaborações. “Nesses 11 anos, o Bureau já concretizou parcerias muito importantes, com entidades e organismos de relevância nacional e até internacional. Entre eles, o SEBRAE, o Santos Futebol Clube e a Fórmula Truck”.
Para ele, a tendência que tem se observado nos últimos anos no comportamento do mercado voltado ao Turismo, é o aumento no número de eventos focados em negócios e atividades técnico-científicas, como congressos, feiras e seminários. E é justamente na divulgação da estrutura que a Região possui para sediar esses tipos de eventos que o Bureau tem focado.
"O tipo de turismo que hoje mais tem movimentado as cidades e as regiões em todo o Brasil é o turismo de negócios”, explica Mendes. “E é por isso que o Bureau está focado na divulgação de nossa estrutura hoteleira, gastronômica e de congressos, para atrair eventos de todos os portes”. Diferente do que acontece com o turismo de lazer, onde se otimizam os gastos com o objetivo de economizar, no turismo de negócios geralmente as empresas e organizações responsabilizam-se pelos gastos dos funcionários em viagem.
Para a diretora do Conselho Fiscal da entidade, Lúcia Maria Teixeira Furlani, o trabalho que vem sendo realizado pelo Bureau tem aberto caminhos importantes para a consolidação do turismo regional. “Isso tem se refletido na quantidade e na qualidade dos eventos que vêm sendo realizados na Região”, emendou.
Os número são positivos. Para se ter uma ideia, apenas no segundo semestre de 2012, 24 grandes eventos realizados na Região foram apoiados e/ou captados pela equipe executiva do Bureau. O público estimado foi de 214.672 pessoas.
Participaram da festa de aniversário da entidade diversas autoridades da Região. Entre elas, o secretário de Turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães; de Cubatão, Reinaldo Takarabi; de Peruíbe, Fábio da Costa; e a diretora de Turismo de São Vicente, Iara Argelo.
Próximas ações
Entre as próximas ações que serão trabalhadas pela entidade, além do que já vem sendo dedicado à captação de novos eventos, estão a renovação do material de divulgação (mapas, folders, revistas, a elaboração de um aplicativo para dispositivos móveis e a reformulação do site. Ainda este ano, como forma de encontrar novos talentos e criar um banco de imagens inéditas das nove cidades da Região, será lançado um concurso de fotografia, em parceria com Clube Foto Amigos de Santos.
Outra novidade é a criação de um adesivo, que será distribuído aos mais de 150 mantenedores da entidade. Os adesivos serão afixados nos estabelecimentos associados, para auxiliar os turistas a identificarem a rede credenciada ao Bureau. Serão então criadas ações que ofereçam aos turistas e participantes de congressos, feiras e seminários, descontos e benefícios na utilização de hotéis, bares, restaurantes, lojas e serviços prestados pelos associados.

Alex Veríssimo  Mendes
atual presidente lançou o selo comemorativo como Empresa associada "Membership"
 

José Luiz Blanco  (Vice Presidente) , Luiz Dias  Guimarães (Secretário de Turismo de Santos),Marcelo Vallejo Fachada (Assessoria.Executiva da Prefeitura de Santos) e Paulo Sérgio Brito Franzosi (Gerente do "Sebrae" na Baixada)
 

Frederico Cidral  ( Gastronomia), Silvana Barros (Infra Estrutura) , Inês Bellini (Turismoe Fernando Silva( Eventos)
são dos setores de apoio a Diretoria nas suas respectivas áreas 
 

Pedro Luiz Nunes Conceição (Comitê de Gestão do Santos F.C. ) um dos homenageados da noite
 

Lúcia Maria Teixeira Furlani  (Ex-Presidente) e na Diretoria atual como Conselheira Fiscal sempre atuante nas atividades do Bureau

José Lopez Rodrigues (Pepe) fez parte da mesa do cerimonial